quinta-feira, 30 de junho de 2011

Celulite e suas causas

Preocupação de 10 a cada 10 mulheres. E já também entre os homens. A celulite é tema de reuniões, salões, palestras, conversas entre amigas, profissionais da área, todos querem, se não acabar, ao menos reduzir o problema.
A celulite não tem cura, mas tem tratamentos que melhoram a aparência. O importante é saber como se prevenir e assim evitar ou pelo menos retardar o problema.
Conhecida como lipodistrofia ginóide, a celulite é uma inflamação do tecido celular subcutâneo. Aparece principalmente nas coxas e nádegas.
O surgimento da celulite tem várias causas, mas a maioria estão ligados ao estilo de vida do indivíduo, podendo ser a hereditariedade, alterações hormonais, má alimentação ou alimentação errada, o fumo, o sedentarismo, anticoncepcionais, entre outros.
Gorduras e doces em excesso é um dos maiores causadores da celulite, juntamente com o sedentarismo.
No tratamento, é feito intervenção nutricional para reduzir a gordura corporal. Pede-se o aumento de consumo de fibras, encontradas principalmente nas frutas e verduras. E ingerir 3 litros de água por dia.
O refrigerante não causa a celulite. O problema é que ele contribui para o acumular de gordura no corpo, pois possui muitas calorias. Então, tanto o refrigerante, como qualquer outro alimento que tem muita caloria, pode causar a celulite.
O consumo exagerado de sal pode contribuir sim, pois o sal provoca a retenção de líquidos em nosso organismo.
Roupa muito apertada pode também, contribuir com para o surgimento da celulite, pois atrapalha a circulação nos principais locais de surgimento, como bumbum e coxas.
Bebida alcoólica também deve ser evitada. No organismo, o álcool se transforma em gordura, assim, aumentamos nosso peso corporal e consequentemente, a quantidade de gordura subcutânea.
Quanto mais cedo começar a ter uma vida saudável, com alimentação equilibrada e prática de exercícios, menores serão as chances do surgimento da celulite, e mesmo quando surgirem, não será tão grave o problema, como poderia ser, se não tivesse se prevenido.

Dieta da sopa

Diga adeus até 3kg em 7 dias com o regime da sopa de Ana Maria Braga! A popularidade do regime, divulgado no programa Mais Você, da Globo, foi tão grande que várias equipes da emissora experimentaram e aprovaram.

Na primeira fase, seis pessoas da equipe do programa e a apresentadora Fernanda Young, não apenas foram às compras, mas resistiram às tentações até o fim dos sete dias. E o resultado foi satisfatório: juntas, conseguiram emagrecer mais de 20 kg. Uma delas é Maria Alice Capozoli, 55 anos. Em uma semana, disse adeus a 4,2 kg e não parou por aí. Nos dois primeiros dias senti um pouco de dor de cabeça pela falta de hidratos de carbono, mas segui em frente e não me arrependi, pois o efeito é rápido e incentivou-me a continuar a controlar a alimentação. Após a primeira semana eliminei mais 1 kg e agora faltam apenas dois para chegar ao meu peso ideal, comemora Malice.

Choque de uma semana 
Por ser muito restritiva, o consultor da dieta da sopa, como costuma se apresentar o endocrinologista e nutrologista Wilmar Accursio, de São Paulo, não recomenda que o regime seja feito por período superior a sete dias consecutivos. Do contrário, sintomas como fraqueza, queda de pressão e mal-estar serão inevitáveis por causa da falta de nutrientes. Isso não impede que uma pessoa que sinta facilidade em se adaptar ao cardápio possa repeti-lo uma vez por mês. Desde que mantenha um intervalo de três semanas para recomeçar o ciclo, alerta Accursio. Ele deve servir apenas como um empurrão para a perda de peso, jamais fazer parte constante a alimentação. Até porque, ninguém suportaria refeições tão monótonas, completa.

Quem dá menos? 
O leilão das gordurinhas não é aconselhável. Para o endocrinologista, estipular a quantidade de quilos a ser eliminada em um determinado espaço de tempo é uma questão relativa, já que nem todo organismo reage da mesma maneira. O homem emagrece mais facilmente que a mulher, assim como os jovens sentem menos dificuldade de perder peso do que pessoas mais velhas, explica. Náo há como negar que quem está com sobrepeso enfrenta poucos problemas para diminuir 3 kg com esse menu, se comparado áqueles que precisam eliminar apenas alguns quilos, completa. Por isso, o melhor é que cada caso seja analisado de maneira individual, pois, enquanto uns não exterminam a quantidade prevista, outros tendem a ultrapassar esse número.


Lista de compras
Para seguir a dieta da sopa vai precisar destes ingredientes:
3 berinjelas
3 nabos
4 molhos de cebolinha verde
4 latas de puré de tomates (680 g)
3 molhos de salsa
3 repolhos grandes
3 pacotes de sopa de cebola (70 g)
3 cebolas
9 cenouras
3 vagens
sal
curry
salsinha
pimenta-do-reino

Contra-indicações 
A maior preocupação do médico está nas pessoas que não podem seguir esse regime. Portanto, se você se enquadrar em um dos itens abaixo, prefira uma dieta flexível ou procure uma nutricionista e faça um plano individual:
grávidas
mulheres na fase de amamentação podem sofrer alterações
na produção de leite
diabéticos que tomam remédios ou insulina;
pessoas com problemas intestinais graves;
crianças.
Se surgirem dúvidas sobre as contra-indicações, a dica é procurar orientação médica.

Cardápio limitado em horários flexíveis 
Apesar de conhecido por sua restrição, o menu é flexível no que diz respeito ao tempo. Ou seja, seguindo a lista de compras, você pode consumir os alimentos, ao longo do dia, como preferir.

Segunda-feira

Pequeno-almoço
1 xíc. (chá) de café, chá ou 200 ml de suco de uva (sem açucar) 1 fatia de melão
lanche da manhã
1 fatia média de melão
Almoço
sopa à vontade
1 fatia média de melancia
Lanche da tarde
1 fatia de melão
Jantar
sopa à vontade
Ceia
1 fatia de melão

Terça-feira

Pequeno-almoço
Sopa à vontade
Lanche da manhã
Chá de ervas  vontade 
1 fatia média de melão
Almoço
Salada de folhas à vontade, temperada com pouco sal e vinagre ou limão
Lanche da tarde
Sopa à vontade Chá, café à vontade
Jantar
Sopa à vontade 
1 batata grande cozida
Ceia
1 fatia de melão


Quarta-feira


Pequeno-almoço
1 xíc. (chá) de café ou chá
1 fatia média de melão
Lanche da manhã
1 maçã
200 ml de sumo natural
Almoço
Salada de folhas à vontade; tomate; chuchu e abobrinha à vontade cozidos, temperados com sal
Sopa à vontade
1 fatia de melancia
Lanche da tarde
1 goiaba
Jantar
Salada de folhas à vontade
Sopa à vontade
Ceia
1 fruta

Quinta-feira

Pequeno-almoço
1 xíc. (chá) de leite desnatado com café 
1 banana
Lanche da manhã
1 banana
Almoço
Sopa à vontade
1 banana
Lanche da tarde
1 banana
Jantar
Sopa à vontade
1 banana
Ceia
1 pote de iogurte light

Sexta-feira


Pequeno-almoço
Chá de ervas com à vontade
Lanche da manhã
Sopa à vontade
Chá de ervas à vontade
Almoço
Salada de folhas e tomate à vontade
2 bifes grelhados
Lanche da tarde
Sopa à vontade
Jantar
Salada de folhas e tomate, temperada com sal , 1 bife grelhado
Ceia
Sopa à vontade

Almoço de sábado: a proteína, agora do frango, volta ao menu acompanhada de legumes 


Sábado

Pequeno-almoço
Chá à vontade
Lanche da manhã
Sopa à vontade
Almoço
2 filés de frango
Legumes cozidos no vapor
Lanche da tarde
1 banana
Jantar
1 filé de frango
Legumes cozidos
Ceia
Sopa à vontade

Domingo

Pequeno-almoço
200 ml de sumo de fruta natural
Lanche da manhã
1 maçã
Almoço
Salada de folhas à vontade, temperada com sal e limão
3 col. (sopa) de arroz
3 col. (sopa) de feijão, grão-de-bico ou lentilha
Sopa à vontade
Lanche da tarde
200 ml de sumo de fruta natural
Jantar
Salada de folhas verdes temperada com sal e limão, à vontade
Sopa à vontade
Ceia
200 ml de sumo de fruta natural

Sopa de legumes
Calorias: 250, a receita de 3 litros
Tempo de preparo: 60 min.
Rendimento: 3 litros

Ingredientes
1 berinjela média cortada em cubos
1 nabo médio cortado em cubos
2 molhos de cebolinha verde picados
2 latas de puré de tomates (680 g)
1 molho de  aipo picado
1 repolho grande fatiado
1 pacote de sopa de cebola (70 g)
1 cebola média picada
3 cenouras médias cortadas
2 xíc. (chá) de vagem picada
sal a gosto
curry, salsinha e pimenta-do-reino a gosto (flexível)
4 litros de água

Preparação
1. Numa panela grande, ou em duas, refogue a cebola e junte todos os outros ingredientes. Cubra com água. 
2. Ferva por 10 min. Baixe o fogo. Junte os temperos, inclusive o sal.
2. Mantenha o ponto de fervura por aproximadamente 40 min. ou atá que os vegetais fiquem macios e diminua a quantidade de água. 

Lamina para depilação

Se for escolhida a lâmina de barbear como alternativa de depilação, é muito importante ter leveza nas mãos e delicadeza no momento de depilar-se, pois é fácil obter cortes, ferimentos e uma grande irritação da pele.
Se no dia seguinte desejar continuar a brincadeira, este método não deve ser utilizado, pois a pele ficará cada vez mais irritada e os pêlos mais fortes.
É muito importante não passar a lâmina em áreas irritadas, porque poderá provocar inflamações da pele.
Vale a pena lembrar que a lâmina deve ser empregue em sentido contrário ao do crescimento dos pêlos, evitando o movimento de vai-e-vem, pois irrita a pele. A lâmina corta os pêlos somente pela metade, o que acaba dando força à parte que continua na pele. Desta forma, os pêlos voltam a crescer rapidamente, mais grossos e mais fortes num curto espaço de tempo.
Nunca se deve utilizar lâminas nas virilhas e deve evitar o seu uso nas axilas, porque são áreas muito sensíveis. Nestes casos, a cera é mais eficiente.
A área depilada deve ser depois desinfectada com álcool (ou outro desinfectante) e deve-se aplicar um creme próprio para estas situações.

Como apareceu a acupuntura

A teoria dos canais de energia teve origem na observação dos efeitos terapêuticos obtidos com a estimulação de certos pontos do corpo. É pensamento geral que alguns pontos foram descobertos acidentalmente, quando, por exemplo, uma pessoa foi inadvertidamente golpeada ou queimada e em conseqüência disto a dor ou doença localizada em outra parte no corpo aliviava-se espontâneamente. De modo semelhante, durante as investigações sobre os aspectos externos do corpo relacionados aos sintomas de doença, foi relatado que determinados locais da pele reagiam pela presença da doença, que se tornavam sensíveis ao toque ou manifestavam alterações na coloração, presença de humidade, aumento de consistência ou outras alterações da pele. A massagem destes pontos de reacção também pode atenuar a doença ou mesmo eliminá-la. O desenvolvimento das agulhas mais finas e técnicas de cauterização, contribuiu para a descoberta dos novos pontos em tecidos mais profundos e para a localização ainda não especificadas na pele.
Os locais e as características terapêuticas dos pontos de acupuntura, tornaram-se mais específicos passando então a receber nomes específicos. Ao longo tempo, ao juntar as características de numerosos pontos, verificou-se que muitas propriedades terapêuticas dos pontos de acupuntura não eram domínio exclusivo de qualquer ponto especifico, mas eram comuns para muitos outros pontos de acupuntura.
Verificou-se também que muitos outros pontos específicos eram frequentemente capazes de afectar uma variedade de sintomas, alguns localizados nas proximidades, outros longe da localização do ponto, incluindo-se neste grupo, as patologias dos órgãos internos. A ideia de separar ou de isolar os pontos de acupuntura originou gradualmente o aparecimento dos conceitos de linhas ou de canais de energia, fato este, confirmado pelo fenómeno de transmissão de sensação da acupuntura.
Os pontos de acupuntura foram especificados tendo por base as propriedades terapêuticas comuns, constituindo o que se chama actualmente de canais de energia principais. Estas observações eram baseadas num amplo conhecimento relativo a anatomia e fisiologia humana.
O nome, a localização, profundidade e sintomas relacionados da maioria dos pontos antigos e recentes foram anotados no livro Jin, clássico sobre sistematização da acupuntura e moxa, que sistematizou informações contidas no Ling Shu, no Tratado de Medicina do Imperador Amarelo, Categorização do Saguão Brilhante e outros livros, tornando-se uma fonte importante de informações.

Sabonete de enxofre para acne

Os adolescentes são a maior parte da população que sofrem com problemas de acnes, manchas e cravos na pele. Mas, tudo isso acontece por causa dos hormônios, os quais estão mudando para poderem entrar na vida adulta. 

Porém, a acne é algo que ninguém deseja ter. A acne trata-se de um problema dermatológico que domina a pele das pessoas de todas as idades, principalmente a dos jovens. Há vários fatores que fazem com que a acne seja mais ativa em determinadas pessoas, porém os fatores mais conhecidos são as mudanças de hormônios, pois os adolescentes estão entrando para a puberdade e também com o excesso de oleosidade da pele. Para ajudar a amenizar ou até mesmo acabar com as espinhas é muito indicado o uso do sabonete de enxofre, o qual é extremamente eficaz no tratamento contra a acne, pois ele apresenta uma fórmula que garante uma ação antisséptica. 

Para um melhor resultado o sabonete de enxofre deve ser utilizado diariamente com o uso de água corrente para retirá-lo. O sabonete deve ser utilizado pelo menos três vezes ao dia, com massagens no rosto e logo depois retirar todo o excesso com água corrente. O sabonete de enxofre é utilizado também para o tratamento de outros problemas como caspas, seborréia e sarna. 

O sabonete de enxofre realiza uma limpeza extremamente profunda na pele, atuando no beneficiamento da pele, pois ele ajuda a secar as lesões causadas na pele e ainda faz uma limpeza profunda nos poros retirando as impurezas da pele que não deixa a mesma respirar correctamente. O sabonete de enxofre é indicado por vários dermatologistas, porém deve ficar atento quando for escolher a marca do produto. A marca mais indicada é o Acnol, o qual age na pele evitando o aparecimento de cravos e espinhas.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Exercícios físicos caseiros para emagrecer

O exercício é uma parte importante de qualquer regime da perda de peso. Mas, com agendas lotadas, todos nós queremos saber quais exercícios nos ajudam a emagrecer mais rapidamente em casa.

Em termos gerais, existem dois tipos de exercícios: aeróbicos e treinamento de força (ou anaeróbia), e cada um contribui de forma diferente à perda de peso. O exercício aeróbico queima calorias de gordura, enquanto você está envolvido no próprio exercício. Por outro lado, o treinamento de força, principalmente contribui para perda de peso, contribuindo para aumentar a velocidade da sua taxa metabólica de repouso (RMR), que é o número de calorias que seu corpo queima enquanto estiver em repouso. Seu RMR realmente aumenta (ou seja, queima mais calorias), o mais muscular seu corpo é porque tem muito mais energia para manter os músculos do que faz para manter a gordura.

Importante: lembre-se que músculo pesa mais que gordura, por isso alguns exercícios de treinamento de força fará com que você mais saudável e atraente, embora não necessariamente contribui para perda de peso. Mas, os músculos são uma "espécie" de bom peso e você deve tentar construir mais músculo para ajudar a manter a gordura corporal na baía. 

Aqui estão 5 dicas para exercícios - aeróbicos e treinamento de força - você pode fazer em casa para perder peso rapidamente. 

Dica 1: Squats: as nádegas e os músculos das pernas são os maiores músculos do seu corpo. Todos os dias em frente ao espelho, colocar os pés na largura do ombro, enquanto para a frente e agachar-se e 10-20 vezes por 2 ou 3 conjuntos. Isto irá construir a sua perna e glúteos. Como você construir a força, tente segurar 2 ou 5 libras halteres em suas mãos, enquanto você trabalha fora. Certifique-se de aquecer primeiro, e parar de se detectar qualquer dor aguda nos joelhos. 

Dica 2: Pushups: Pushups são uma forma de treinamento de força: durante uma flexão braços que suportam até 70% do seu peso corporal. Do conjuntos de 2 ou 3, de 20 flexões para construir a força do braço e aumentar o seu RMR. 

Dica 3: Jumping jack: jaques de salto é um exercício excelente de todo o organismo aeróbio você pode fazer em casa. Do 4 ou 5 séries de 20 saltos macacos, ou quando necessário. Dica: se você vive em um apartamento ou permanecer em um quarto no segundo andar, ser atencioso com os seus vizinhos, ir para fora ou fazendo-as numa sala de primeira história.

Dica 4: caminhada rápida: Ao caminhar por si é um ótimo exercício aeróbico, caminhada rápida, é ainda melhor para queimar gordura. Certifique-se de que você realmente primeiro trecho e aquecimento com caminhada regular. Quando você começar o seu ritmo mais rápido a pé, tentar manter a velocidade tanto quanto possível, enquanto você pode. Se você ficar cansado, tente fazer intervalos de andar rápido seguido por curtos períodos de caminhada mais lenta.



Dica 5: Reforço: Reforço é uma ótima maneira de começar o seu coração a bater e queimar calorias. Você pode usar sua escada em casa, mas para obter melhores resultados, sugiro comprar tapetes especializada passo empilháveis e empilhá-los, pelo menos até 15 polegadas (38 cm). Faça 2-3 séries de 20 degraus cada um para começar. Mesmo que você não pode sentir como o reforço está ajudando, é! Este exercício não só irá ajudá-lo a perder peso, mas também irá ajudar a moldar o seu nádegas e pernas.


Um elemento importante em uma estratégia para perder peso rapidamente em casa é fazer uma combinação de exercícios que construir os músculos (treino de força), enquanto a queima de gordura (exercícios aeróbicos). Iniciar um regime de maioria ou de todos estes exercícios 2-3 dias / semana e ver o insalubres de gordura derreter.

Causas das estrias


As estrias caracterizam-se pela separação das camadas de pele originando uma pele estriada e descolorada, resultando de fraquezas na estrutura de sustentação da pele.
Ocorrem com maior frequência nas mulheres e são geralmente agravadas por motivos de crescimento rápido, ou por alterações hormonais ou por qualquer outra causa natural.
Os factores supostamente associados ao desenvolvimento das estrias são os seguintes:
• Genética: a elasticidade e a resistência da pele são características herdadas. Se a mãe ou a avó apresentavam uma pele mais resistente e elástica, a chance de ter estrias diminui.
• Alterações hormonais: os hormônios femininos podem levar a alterações das proteínas da pele, aumentando o risco.
• Gravidez: caso não haja um controle adequado do peso. Os seios são um local muito comum de aparecimento.
• Alterações de peso: o famoso "efeito sanfona" favorece o estiramento da pele, com consequente ruptura das fibras elásticas.
• Uso de corticóides: são medicamentos antiinflamatórios. Eles parecem estar associados a redução da elasticidade da pele.
• Musculação: nesse caso, os mais afectados são os homens. Quando exageram nos exercícios, o aumento muscular força as fibras, que se rompem.

As estrias poderão ainda decorrer de uma formação anormal de colágeno, sendo o resultado do uso de algum medicamento ou outro produto que possam interferir neste aspecto.
As estrias poderão ainda ser encontradas em crianças como resultado de obesidade, ou na adolescencia que possam sofrer um surto de crescimento durante a puberdade.





Causas da enxaqueca

Não existe um consenso global quanto a causa exacta da enxaqueca, dor de cabeça.
Sabe-se que a enxaqueca, dor de cabeça, ocorre devido a disfunção, episódica, na libertação de substancias químicas inibitórias da sensação de dor, como a beta-endorfina e a serotonina. Estas substâncias inibitórias existem para que não sintamos dores desnecessárias, como por exemplo o roçar da roupa no nosso corpo.
No indivíduo com enxaqueca, há uma diminuição destas substâncias, então sentirá dor de cabeça intensa, mesmo com as funções normais (fisiológicas) do seu organismo. Por exemplo, a pulsação normal e natural nas artérias da cabeça, que é transmitida pelos nervos trigêmeos e occipitais para regiões cerebrais, será reconhecida como dor, durante as crises de enxaqueca e dor de cabeça, devido não ter ocorrido a devida inibição dessa sensação pelas substâncias inibitórias.
Porém o motivo exacto destas alterações bioquímicas, causando a crise de enxaqueca, dor de cabeça, ainda não foi totalmente definido pela ciência.
A porção superior da nossa coluna é muito delicada, tanto do ponto de vista da quantidade de nervos que se irradiam como de vasos que alimentam o cérebro (o sangue é o transporte do alimento).
Mesmo uma leve espondilolistese (escorregamento latero-lateral) de alguma vértebra cervical pode resultar em dor de cabeça (cefaleia) ou enxaqueca, por muitos anos. Enquanto esta alteração vertebral não for corrigida, o paciente continua com as crises de enxaqueca ou dor de cabeça (cefaleia).
Qualquer anomalia ou desalinhamento que venha a comprimir algum nervo, ou mesmo obstruir, causando estenose funcional, mesmo ligeiramente, a passagem do sangue nesta região delicada (cervical), pode acarretar em dor de cabeça (cefaleia) ou enxaqueca.

Hemorróidas

Hemorróida é a dilatação varicosa das veias anorretais submucosas devido à pressão venosa persistentemente elevada no plexo hemorroidário. As hemorróidas externas ocorrem abaixo da linha pectínea e são recobertas por epitélio escamoso ou do tipo cutâneo, enquanto que o plexo hemorroidário interno localiza-se acima da linha pectínea e é recoberto por mucosa colunar ou epitélio transicional.
O plexo hemorroidário interno é formado pela artéria retal superior e suas veias drenam para o sistema porta, via veia mesentérica inferior.
Em alguns casos, a artéria retal média (comumentemente ramo anterior da artéria ilíaca interna ou ramo dos vasos pudendos) pode emitir ramos em direção ao terço inferior do reto, ântero-lateralmente, porém, a sua presença ainda é motivo de discussão. A maioria dos pacientes possui três mamilos hemorroidários internos (localizados nas áreas anterior direita, posterior direita e lateral esquerda), em consequência das ramificações da artéria retal superior. O plexo hemorroidário interno tem inervação visceral autônoma, levando o paciente a ter, muito mais, um desconforto anal localizado do que propriamente dor.
O plexo hemorroidário externo é formado pela artéria retal inferior (ramo da artéria pudenda interna) e suas veias drenam para as veias ilíacas internas e, consequentemente, para o sistema cava inferior. O plexo hemorroidário externo, por estar localizado abaixo da linha pectínea, tem inervação somática, rica em fibras sensitivas da dor, temperatura e toque.

Colesterol

Este artigo insere-se num conjunto de artigos que retratam o Colesterol de um modo algo diferente daquele que vemos ser difundido pelos meios de comunicação e pela nossa classe média. Estes artigos consideram que a forma como se encara o alto ou baixo nível de Colesterol, deveria ser tratado de forma diferente da metodologia adoptada pelo nosso sistema de saúde. Deveria ser identificada a causa, situação que normalmente não acontece, já que usualmente perante uma situação de alto ou baixo nível de Colesterol, logo se combate o nível de Colesterol, sem procurar identificar a causa desse teor de Colesterol não ser o adequado. São artigos escritos pela médica Natasha Campbell-McBride, que dirige a Cambridge Nutrition Clinic, na Inglaterra. Ela é autora do livro Gut and psychology syndrome. Os presentes artigos são a reprodução de um dos capítulos do seu novo livro Put your heart in your mouth! – What really is heart disease and what we can do to prevent and even reverse it.

No nosso mundo moderno, colesterol tornou-se quase um palavrão. Graças aos defensores da hipótese alimentos-coração, qualquer um "sabe" que o colesterol é "mau" e precisa ser combatido por todos os meios. Se você acreditar no que diz a mídia, vai achar que simplesmente não existe um nível de colesterol que seja suficientemente baixo. E se você tiver uma certa idade, provavelmente fará exames para ver quanto colesterol tem no sangue. Se tiver mais que uns 200 mg/100 ml (5,1 mol/1), talvez lhe receitem uma "pílula para colesterol". Milhões de pessoas pelo mundo afora tomam essas pílulas, pensando que assim estão cuidando bem da saúde. O que essas pessoas não sabem é como isso está longe de ser verdadeiro. A verdade é que nós, humanos, não podemos viver sem colesterol. Vejamos porquê.
Nosso organismo é formado por bilhões de células. Praticamente todas as células produzem colesterol continuamente, durante toda a nossa vida. Por quê? Por que cada célula, de cada órgão, tem colesterol como parte da sua estrutura. O colesterol é parte integral e muito importante da membrana celular, a membrana que envolve nossas células, e também das membranas das organelas, no interior das células. O que faz o colesterol lá? Faz várias coisas.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Perder gordura

Todos nós queremos emagrecer e perder gordura corporal. Claro que o caminho mais rápido e mais fácil seria a cirurgia pois é um processo com efeitos mais rápido, mas para aqueles que não querem nem podem recorrer à cirurgia saibam que podem amenizar as gorduras localizadas através de uma alimentação equilibrada e exercícios aeróbicos específicos.

Para tal apresentamos 8 passos que deve seguir para a tão desejada perda de gordura.

1. Definir um objectivo
É preciso definir objectivos concretos, não pense em soluções milagrosas. Trace o seu plano e escreva-o num papel e vá apontando os seus progressos semanalmente. Assim interioriza melhor o seu plano tendo mais probabilidades de sucesso.

Diga a si próprio que isto é necessário, não importa o que acontecer e os resultados que obtiver. Antes de qualquer mudança nos seus hábitos, a sua maior motivação deve ser sempre a sua atitude. Se não está decidido a atingir as metas a que se propõe, então poderá voltar à estaca zero rapidamente.

2. Beba água!
Certamente já ouviu falar da importância da água e de emagrecer bebendo água. Podemos viver semanas sem comer mas não podemos passar sem água, pois ela é usada em todos os processos fisiológicos do corpo humano.

A sua importância não pode ser ignorada, especialmente quando se trata de perda de gordura. Deve beber pelos menos 1,5lt de água por dia.

Leve sempre uma garrafa de água consigo de forma a beber a quantidade de água suficiente.

3. Coma 5 a 6 pequenas refeições por dia
É importante para manter o seu metabolismo e queimar calorias de forma eficiente. Faça refeições constantes de 3 em 3 horas, isso faz com que o seu corpo queime o que consumiu mais rapidamente. Se comer uma ou duas grandes refeições por dia isso vai atrasar o seu metabolismo. Saltar refeições accionará o mecanismo de defesa para começar a armazenar calorias.

Não há um horário perfeito para a refeição seguinte, mas o corpo tem tendência a começar a armazenar calorias quando está com fome, é nessas alturas que deve fazer a refeição seguinte. Cada refeição deve ser composta com a maior quantidade de proteínas, hidratos de carbono e baixo teor de gordura.

Use a regra 50-40-10 como um guia de orientação para preparar as suas refeições. Isto significa que 50% das suas calorias devem ser provenientes das proteínas, 40% de hidratos de carbono e 10% de gordura.

4. Exercicios aeróbicos 3 a 4 vezes por semana
É com a prática deexercicios aeróbicos que se queima calorias. Pois este tipo de exercícios aceleram o metabolismo, acabando por queimar mais calorias a longo prazo.

Aplique toda a sua energia e intensidade no seu treino como se fosse um treino de musculação, empenhe-se a fundo e o seu esforço será bem recompensado Faça 20-30 minutos de exercicios aeróbicos, 3 a 4 dias por semana. Aqueça durante os primeiros 5 minutos, em seguida, faça 20 minutos de alta intensidade. No final então baixar o ritmo durante os últimos 5 minutos.

5. Pratique Musculação 3 a 4 Vezes por semana
A musculação não queima gordura corporal. O que a musculação faz é ajudá-lo a queimar gordura a longo prazo, através da aceleração do metabolismo, isto porque quando ganha massa muscular o corpo tem que gastar mais energia (queima mais calorias) para manter o tecido muscular.

Então, quando estiver em repouso, mesmo a dormir, quanto mais massa muscular magra tiver, mais calorias gasta. A musculação não só fortalece o músculo existente, como adiciona ao tecido muscular capacidade para se do desenvolver.

6. Descubra o seu gasto diário de calorias e reduza-o
A maioria das pessoas não gosta de contar calorias. Mas, para perder gordura corporal, é preciso determinar o gasto energético diário e o nível calórico de manutenção. É necessário reduzir o consumo de energia para o inferior à produção de energia.

É difícil apontar um número quando se trata de reduzir calorias pois todas as pessoas são diferentes. Opte por começar entre as 150-200 calorias. Depois, continue a observar os efeitos ao espelho e determine se este número deve ser alterado. Se continuar sem obter resultados, reduza o consumo em 300 calorias.

7. Divida as sessões de cardio de 30 Minutos, em duas de 15 Minutos
Esta é definitivamente uma coisa difícil de fazer devido aos horários apertados, mas se for possível, faça uma sessão de cardio de 15 minutos demanhã e outra sessão no final do dia. Após uma pesquisa comparando indivíduos que fizeram uma sessão de cardio de 30 minutos, com outros que fizeram duas de 15 sessões minutos, estes queimaram duas vezes mais calorias. Estas sessões de 15 minutos também podem ser mais intensas pois o tempo é menor.

8. Aumente os pesos enquanto trabalha a resistência
Lembre-se que o crescimento de massa muscular irá auxiliá-lo no processo de perda de gordura. Quanto mais músculos tiver, mais energia o seu corpo gasta para manter os músculos, mesmo em repouso. Lembre-se de treinar intensamente e por períodos curtos.

Experimente planos de treino onde exercita dois grupos musculares por cada sessão de treino, três sessões por semana. Ou pode fazer apenas um grupo muscular em cada sessão de treino, praticando musculação 5 a 6 vezes por semana.

Faça treinos intensos e precisos, não faça cardio antes da musculação! É difícil concentrar-se intensamente tanto na musculação como no cardio na mesma sessão de treino, embora este tipo de esquema seja o mais recomendado para quem comece a praticar musculação.

Definição de calorias

Uma caloria é a quantidade de calor necessária para aquecer um grama de água de um grau Celsio. Entendeu alguma coisa? Não né? Pois é. Essa é a definição científica de caloria. Mas, há muito mais por trás dessa simples unidade de energia.


Além de energia para água, ela é a energia que os alimentos fornecem ao nosso corpo e que faz com que ele funcione. Portanto, consumir calorias é essencial para a vida. Não esqueça disso.


Somente nutrientes como vitaminas, minerais, fibras e a água não contêm calorias. Cada grama de proteína e de carboidrato possui 4 calorias. A mesma quantidade de álcool tem 7 calorias e de gordura tem 9 calorias. Então, todo alimento tem calorias.


O cálculo de calorias de um alimento é feito em laboratório onde são analisados todos os elementos que o compõem. É importante lembrar que todos os alimentos industrializados devem trazer no rótulo ou embalagem uma tabela com suas informações nutricionais.


Não basta apenas comer menos calorias para emagrecer. É preciso gastar mais calorias do que se consome. Nada melhor que exercício físico para manter a forma e cuidar da saúde.


Quem faz dieta não deve se preocupar apenas com a quantidade de calorias que se consome. De que adianta ser magro, mas estar carente em diversos nutrientes essenciais? Não é bom comer um chocolate, que tem muitas calorias e gorduras, e depois ficar sem comer. O ideal é apostar em uma dieta balanceada que inclua tudo o que é preciso para que seu corpo funcione perfeitamente.


Fonte

Tonturas

A Tontura é um sintoma resultante da perturbação do equilíbrio corporal que pode ocorrer em diferentes tipo de doenças, podendo interferir de diversas formas nas actividades diárias e na qualidade de vida de cada individuo. As tonturas podem ser leves, moderadas ou intensas. Podem ser esporádicas, frequentes ou constantes. Existem diversos tipos de tontura nomeadamente atordoamento, sensação de cabeça leve, sensação de queda iminente, instabilidade, sensação de flutuação, sensação de rotação no meio ambiente, desvio à marcha, desequilíbrio, desorientação espacial entre outros.

Celulite

A celulite é identificada essencialmente pelo aparecimento de ondulações da pele, dando a esta o aspecto de casca de laranja. A celulite é causada por um problema de microcirculação sanguínea no tecido subcutâneo, provocando a retenção da água e gordura no tecido fibroso.
O termo também se refere a infecção bacteriana do subcutâneo, geralmente por estafilo aureus coagulase positivo (S. aureus). que é caracterizado por uma área eritematosa de bordos mal definidos, dolorosa, levemente edemaciada. Seu tratamento é farmacológico (com penicilinas penicilinases-resistentes)
A celulite aparece principalmente na região das coxas, abdómen, braços, nuca e glúteos.
Atendendo a que a celulite se situa numa região profunda da pele, esta é considerada quase incurável.
O tratamento da celulite passará por diversas alterações na sua forma de estar, nomedamente, você deve fazer uma alimentação pobre em carboidratos e açucares, praticar exercicio fisico, além de ser possivel efectuar uma drenagem linfática.
Existem ainda alguns comportamentos que não deve ter, nomedamente fumar, já que piora a circulação sanguínea, para além de ter de evitar o consumo de refrigerantes, já que aumentam a retenção de liquidos, e ainda evitar o uso de contracepcionais.
Como conclusão poderemos afirmar que o modo de combtaer eficazmente a celulite, é praticar uma alimentação cuidade, a prática de actividades fisicas e deixar de ter alguns maus hábitos.
Outros nomes pelos quais poderá ser conhecida a celulite:
  • Hidrolipodistrofia Ginóide
  • Lipodistrofia Edemato: Fibroesclerótica
  • Dermatopaniculopatia edemato-fibroesclerótica
  • Lipodistrofia ginoide

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Uma dieta saudável


Dietas da moda e suplementos dietéticos assentam muitas vezes em princípios nutricionais errados.

“Num mundo em que todos nós sentimos pressão para nos apresentarmos magros e em que conta a boa aparência e o bom estado nutricional, bem como o acesso à informação que circula na internet à qual os doentes têm acesso, é fundamental desmistificar alguns mitos da dieta saudável”, explica a Dra. Diana Mendes, no segundo dia das Jornadas de Prevenção do Risco Cardiovascular para Medicina Familiar, que decorreu em Albufeira.

“Cerca de 38,6% dos portugueses têm excesso de peso. Somos pressionados pela indústria da moda para ser magros e esta mensagem passa aos nossos adolescentes” acrescenta a especialista. “Hoje em dia há também uma distorção ao nível das porções que nos são apresentadas pela indústria alimentar” e aproveita para desmistificar alguns mitos:

Mito 1 – Jejum
Devem-se saltar refeições – pequeno-almoço, almoço e jantar. Errado! Deve-se evitar períodos longos de jejum e fraccionar a alimentação ao longo do dia.

Mito 2 – Ser vegetariano
O mito de que comer só vegetais é mais saudável.
Errado! Neste tipo de cozinha são frequentemente apresentadas confecções como fritos, guisados ou molhos adicionados como soja ou natas, aumentando o valor calórico e lipídico.

Mito 3 – Iogurtes
Os iogurtes magros são melhores e não engordam.
Errado! Os iogurtes magros chegam a ter cerca de 13 gramas de açúcar.

Mito 4 – Sumos naturais
Os sumos naturais são frequentemente mencionados como sendo uma bebida saudável e que «não engorda». 
Errado!! Um sumo natural tem mais calorias que a fruta e perde bastante ao nível da ingestão de fibras.

Mito 5 – Fruta
Deve-se ingerir grandes quantidades de fruta e substituir as refeições por fruta.
Errado! A fruta também tem açúcar (frutose) e não se devem fazer refeições só de fruta.

Mito 6 – Azeite
O azeite é uma gordura saudável. Podemos abusar.
Não!!! O azeite é uma gordura saudável sim mas deve-se ingerir em quantidades moderadas.

Mito 7 – Saladas
Se comermos sempre saladas não engordamos.
Errado!!! Muitas saladas de hoje são altamente calóricas e carregadas de molhos como maionese, pastas de delícias do mar ou atum, etc...

Mito 8 – O pão engorda
O problema do pão é apenas o seu consumo à hora da refeição, com manteiga à mistura, azeitonas e entradas (presunto, queijos, etc...).
Deve-se comer pão sim. Mas cuidado com o sal. Tendencialmente é preferível consumir pão escuro – ao pequeno-almoço e ao lanche. Não devemos acrescentar pão à refeição.

O conselho de Diana Mendes para uma dieta saudável incide sobre a o exercício físico regular, o consumo apropriado de líquidos (cerca e 1,5l diário) e o seguimento das regras básicas da pirâmide alimentar. O cumprimento destes três factores conduz à manutenção do peso adequado a cada indivíduo ou à perda de peso gradual, quando é esse o objectivo.


Postagens populares