quarta-feira, 20 de julho de 2011

Herpes

O herpes é uma infecção causada pelo Herpes simplex vírus. O herpes oral (HSV1), é uma doença primariamente da infância, transmitida pelo contacto directo e pela saliva. O herpes genital (HSV2) é uma doença de adultos, uma vez que é transmitido pela via sexual. O vírus atravessa a pele e, percorrendo um nervo, se instala no organismo de forma latente, até que venha a ser reactivado.
A reactivação do vírus pode ocorrer devido a diversos factores desencadeantes, tais como: exposição à luz solar intensa, fadiga física e mental, stress emocional, febre ou outras infecções que diminuam a resistência orgânica. Em alguns países, especialmente pobres, 90% das pessoas tem herpes, ainda que possam não ter tido sintomas. Um quinto dos adultos terá herpes genital, incluindo a Europa e os EUA.
As localizações mais frequentes são os lábios e a região genital, mas o herpes pode aparecer em qualquer lugar da pele. O herpes apresenta-se da seguinte forma:

- Inicialmente pode haver coceira e ardência no local onde surgirão as lesões.
- A seguir, formam-se pequenas bolhas agrupadas como num bu quê sobre área avermelhada e inchada.
- As bolhas rompem-se liberando líquido rico em vírus e formando uma ferida. É a fase de maior perigo de transmissão da doença.
- A ferida começa a secar formando uma crosta que dará início à cicatrização.
- A duração da doença é de cerca de 5 a 10 dias.

Não há tratamento que cure o herpes, porém medicamentos antivirais podem diminuir e prevenir as erupções. Adicionalmente, terapia diária de repressão ao herpes sintomático pode reduzir o risco de transmissão para o parceiro sexual.

Postagens populares