segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O Conteúdo fundamental da teoria de YIN-YANG

A contradição entre Yin e Yang significa que o todo fenómeno ou facto da natureza tem ao mesmo tempo dois aspectos opostos, isto é, existem ao mesmo tempo duas partes contrarias: Yin e Yang. Por exemplo, o céu é Yang, a terra é Yin, o dia é Yang e a noite é Yin, a parte superior é yang e a parte inferior é Yin; o exterior é Yang e o interior é Yin, o movimento é Yang e a quietude é Yin; subir é Yang, descer é Yin, fogo é Yang e a água é Yin, o calor é Yang e o frio é Yin.
No corpo humano as Vísceras são Yang e os Órgãos são Yin; Qi (Energia) é Yang, Xue (sangue) é Yin. Isso significa que em todas as coisas existem no Universo, de maneira oposta e que podem ser classificadas, segundo as suas propriedades em dois tipos: Yin e Yang.


INTERDEPENDÊNCIA ENTRE YIN E YANG


A relação de dependência entre Yin e Yang significa que cada uma das duas partes opostas exista na dependência da outra e que esta é a condição para a existência do outro aspecto e nenhuma das duas partes poder existir isoladamente. Sem Yin, não há Yang e vice versa, sem superioridade não existe inferioridade.

Postagens populares