quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Reacção alérgica

MECANISMOS QUE PROVOCAM A REACÇÃO ALÉRGICA


Tipo I - Hipersensibilidade imediata
Anticorpos da Imunoglobulina E ligam-se a mastócitos e basófilos. Dentro de poucos minutos de exposição ao alérgeno, um antigénio multivalente liga se à Imunoglobulina E, activando e degranulando os mastócitos. Mediadores pré-formados ou formados na hora são libertados, e causam dilatação vascular, edema, contracção do músculo liso, produção de muco e inflamação. Metabólicos do ácido aracdônico, citocinas e outros mediadores induzem a fase tardia da resposta inflamatória que ocorre algumas horas depois.

Tipo II - Hipersensibilidade mediada por anticorpos
A reacção citotóxica envolve uma reacção mediada por anticorpos contra antigénios que aderem à célula (do órgão afectado), ocorrendo através de três vias:
• Opsonização e complemento: opsonização das células por anticorpos e componentes do complemento e ingestão de fagócitos.
• Inflamação mediada por receptor de Fc e complemento: Inflamação induzida pela ligação de anticorpos com receptores de Fc de leucócitos e pelos produtos de degradação do complemento.
• Disfunção celular mediada por anticorpos: anticorpos anti-receptores perturbam a função normal dos receptores.

Tipo III - Hipersensibilidade mediada por imunocomplexo
Anticorpos Imunoglobulina G ou Imunoglobulina M podem formar complexos com o alérgeno, e serem depositados em tecidos, podendo activar o complemento. Com concentração similar de
anticorpo e alérgeno, a reacção de Arthus, uma resposta inflamatória cutânea e subcutânea (localizada), ocorre da mesma forma que a doença do soro (uma doença sistémica caracterizada por febre, artralgias e dermatites).

Tipo IV - Hipersensibilidade mediada por células T ou tardia
A manifestação mais comum deste tipo é a dermatite de contacto, na qual o antigénio causa inflamação da derme por contacto directo com a pele. A reacção ocorre depois de um período latente de 1-2 dias. A pneumonite hipersensível ou alveolite alérgica é uma doença pulmonar mediada por células T.

Postagens populares