As estrias caracterizam-se por um rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediaria da pele, formada por colágeno e elastina (responsáveis pela sua elasticidade e tonicidade). As estrias afectam homens e mulheres em idade adulta ou durante a adolescência, mulheres no decorrer da gestação, e até mesmo crianças. As estrias geralmente são comuns nos seios, quadris, culotes, coxas e nádegas. Cerca de 90% das mulheres actuais desenvolvem estrias durante a gravidez. Estudos mostram que a ingestão de flúor interfere na síntese do colágeno.
As estrias poderão ser finas ou grossas, de cor branca ou avermelhada, já que o seu aspecto varia em função do motivo que provoca.
No inicio, as estrias são apenas marcas vermelhas, depois vão evoluindo para marcas mais esbranquiçadas do que a pele comum. Para a pele negra acontece a mesma coisa, a única coisa que difere é que as estrias são um pouco mais escuras do que a pele branca.
torna-se muito importante manter uma alimentação saudável, acompanhada de exercício físico como forma de as evitar. Se já tem estrias, deverá seguir os mesmos conselhos, podendo realizar alguns tratamentos para melhorar a sua aparência, já que não desaparecem.