sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Acupuntura e conceito de YIN e YANG

O conceito Yin-Yang sintetiza as duas partes contraditórias e complementares dos fenómenos de natureza e que se relacionam mutuamente. Pode representar tanto os dois factores opostos, assim como duas partes que compõem a essência de um aspecto.
Teoria da Acupuntura
As propriedades básicas de Yin e Yang são o assumir de todas as coisas com tendência a fluir para cima, para fora, o aspecto da claridade, mobilidade, excitação, vitalidade, calor, insubstancialidade, actividades funcionais, rápidas e claras pertencem a Yang, ao contrário, todas as coisas com a tendência para fluir para baixo, para dentro, obscuridade, tranquilidade, inibição, astenia, esfriamento, coisa substancial e pesada pertencem a Yin.
A natureza de Yin ou de Yang não é absoluta, mas relativa, já que a existência é determinada pelas condições interiores.
Cada aspecto compreende duas partes contraditórias, Yin e Yang, ambos transformam-se mutuamente sob determinadas circunstâncias, mas dentro da parte Yin e da parte Yang esta incluída a sua parte oposta, ou seja, dentro da natureza Yang, esta o Yin.

Postagens populares