terça-feira, 2 de agosto de 2011

Alergia

A alergia, é uma resposta anormal do organismo a substâncias que podem ser de origem animal, vegetal e / ou química, geralmente, bem toleradas pela maior parte das pessoas. Refere-se como uma hipersensibilidade adquirida pelo organismo relativamente a uma substância estranha, denominada de alérgeno. O contacto do organismo com o alérgeno provoca uma reacção alérgica, ou reacção de hipersensibilidade, ou seja, reacção do sistema imunitário que provoca lesão nos tecidos corporais normais.
Dá-se o nome de alérgeno à substância (antigénio) capaz de provocar uma reacção alérgica. O antigénio é geralmente uma molécula complexa de proteína ou polissacárido, que introduzida num organismo, provoca a formação final de um anticorpo específico, susceptível de o neutralizar. Depois de o detectar, o sistema imunológico do organismo acciona o anticorpo (proteína que circula no sangue e em todos os líquidos orgânicos), a fim de captar e eliminar / destruir o antigénio estranho e nocivo ao organismo em questão. Os antigénios podem ser provenientes de variadas fontes, entre as quais se destacam as bactérias, os vírus, as substâncias tóxicas, entre outras. Estes podem ser introduzidos no organismo de quatro formas diferentes, como o contacto, a inalação, a ingestão ou a injecção.
Há pessoas mais predispostas a desenvolver uma alergia por serem mais sensíveis a determinadas substâncias, encarando-as como se fossem agressivas, apesar de serem comuns. No primeiro contato entre o organismo e essa substância – o alérgeno – há uma resposta do sistema imunológico originando
sensibilização. Num contato posterior são liberados os chamados mediadores, que são responsáveis pelos sintomas.

Postagens populares