Um creme especial para o dia e outro para a noite. Essa é a forma mais eficiente de prevenir ou amenizar as rugas ao redor dos olhos. Saiba também como perder o ar de cansaço, reduzindo as olheiras.
Delicada, a pele ao redor dos olhos é bem mais sensível do que a do restante do rosto. Isso explica porque as rugas de expressão costumam aparecer primeiro nessa região. Para preveni-las ou amenizá-las, é necessário a aplicação diária de cremes específicos.
O dermatologista Nuno Osório, de São Paulo, sugere uma fórmula que combata os agentes agressores e aumente a elasticidade da pele. "Um creme ou gel com substâncias antioxidantes, como a vitamina C e o DMAE (dimetilaminoetanol), são um bom exemplo. É também importante a aplicação de um protetor solar", diz o médico.
À noite, experimente um creme com efeito renovador à base de retinóides ou ácido glicólico. "Quem tem a pele das pálpebras mais sensível que o normal, recomendo cremes com derivados dos retinóides, como o retinoaldeido. São mais suaves."
No caso de olheiras e aparência abatida, utilize pela manhã um produto leve para diminuir o ar de cansaço. Antes de dormir, aplique um produto contendo vitamina K, que estimula a circulação, ou então vitamina C, que dá luminosidade. "Substâncias clareadoras, como a hidroquinona e os ácidos retinóico ou kójico, também amenizam o problema", completa Osório.
Quando as ruguinhas e marcas de expressão já estão instaladas, a alternativa é recorrer para o laser rejuvenescedor ou outros tratamentos específicos.