quarta-feira, 27 de julho de 2011

Propriedades dos cremes para rugas

Muitos cremes e loções anti-rugas vendidos em farmácias, perfumarias ou através da Internet prometem reduzir ou eliminar as rugas e prevenir ou reverter o envelhecimento causado pela luz solar. Fazem efeito? A pesquisa sugere que alguns contêm ingredientes que podem atenuar as rugas. Mas alguns ainda não passaram o crivo científico para serem de acção comprovada. Outros, fazem muito bem…a quem os vende! Se procura um bom produto, provavelmente não o encontrará à venda sem prescrição médica.

Ingredientes comuns nos cremes anti-rugas

A acção de um anti-rugas depende em boa parte dos ingredientes activos que contem. Eis alguns ingredientes comuns com actividade comprovada nas rugas.

Retinol. Retinol é um derivado da vitamina A e é largamente usado nos crèmes de venda livre. Um derivado da vitamina A – a tretinoína – é muito mais efectivo, mas necessita de prescrição médica.
Ácidos de frutos. Os ácidos alfa hidroxi, são versões sintéticas dos ácidos de frutos. Estes ácidos são esfoliantes — substancias que removem a camada superior da pele velha, promovendo o crescimento de pele nova e macia. Dado que aumentam a susceptibilidade ao sol, devem ser usados acompanhados de filtros solares e preferencialmente no Inverno.
Coenzima Q10. É um nutriente que ajuda a regular a energia produzida nas células. Estudos mostram uma redução nas rugas finas à volta dos olhos. Outros, que minora a lesão solar.
Peptidos de cobre. O cobre é um elemento vestigial encontrado em todas as células. Em produtos dermatológicos é combinado com pequenos fragmentos proteicos – chamados péptidos -  o que aumenta a regeneração das células da pele. Estimulam a produção de colagénio e potenciam a acção dos antioxidantes.
Kinetina. È um factor de crescimento celular de origem vegetal, que melhora a aparência das rugas ao ajudar a pele a reter a humidade e melhorar a pigmentação sem ser irritante. Estimula a produção de colagénio e também potencia a acção dos antioxidantes.
Extractos de chá. Contêm compostos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Os extractos de chá verde são os mais comuns nos cremes anti-rugas.
Estes são os ingredientes com acção comprovada. 

Ao usar um creme anti-rugas há que considerar que:

Doses baixas. Os cremes de venda livre contêm tradicionalmente concentrações muito mais baixas do que os de prescrição médica, pelo que os resultados são normalmente limitados e de curta duração.  
Pesquisa científica. Por um lado os cremes de venda livre têm de sair para o mercado antes de haver grandes estudos, e por outro não têm na maioria das vezes um grande suporte científico. Vivem da ocasião e da moda “científica”. Muitas vezes quando finalmente se prova a sua eficácia já passaram de moda!
Custo. O custo nunca tem relação com a eficácia. Lá porque um determinado creme é mais caro não significa que seja mais eficaz do que um de baixo preço. Marketing…
Uso diário. Vai ter de usar o creme anti-rugas  uma ou duas vezes  diariamente e durante várias semanas antes de notar qualquer melhoria. Ops…não é o que se anuncia…! E uma vez que pare com a sua utilização o mais provável será retroceder nos benefícios e na aparência.
Efeitos colaterais. Alguns produtos podem irritar a pele provocando erupções ou vermelhidão. Mais comum com os cremes não biológicos/orgânicos, mas podem aparecer com os mais “hipoalérgicos”. Não somos todos iguais. Contacte o seu médico e resolva a questão.

Regime anti-rugas

Um creme anti-rugas pode diminuir as rugas, dependendo da frequência com que é utilizado, dos ingredientes que contém, e da extensão das rugas a tratar. Mas se quiser tirar conclusões sobre o seu regime de cuidados dermatológicos, tente alguns meios de melhorar e manter a aparência jovem da sua pele.
Proteja a pele do sol. A exposição aos UVB acelera o foto-envelhecimento, causando rugas e pele rugosa.
Escolha produtos que já tenham FPS. No nosso país basta um FPS de 10 a 15. Muito importante é que bloqueiem os raios UVA pois são estes que causam o cancro da pele.
Use hidratantes. Uma pele seca é mais propensa a rugas.
Não fume. O fumo causa a vasoconstrição dos vasos sanguíneos das camadas externas da pele, para alem de danificar o colagénio e a elastina — fibras que dão a firmeza e a elasticidade à pele. E não se esqueça de comprar produtos biológicos/orgânicos, preferencialmente personalizados.

Postagens populares