quarta-feira, 27 de julho de 2011

Como tratar e eliminar verrugas

As verrugas são pequenas erupções benignas na pele e geralmente tem como causa alguma infecção viral da camada mais superficial da pele ou mucosas. Esse vírus causador das verrugas é da família do papiloma vírus humano, mais conhecido como HPV. O contato com esse vírus pode acontecer mais facilmente devido à algum machucado na pele, à baixa imunidade do corpo e ao contato entre pessoas contaminadas. As verrugas são auto-inoculáveis, e isso quer dizer que uma verruga pode gerar mais verrugas quando entra em contato com áreas saudáveis. Por isso, evite coçar e tocar suas verrugas. Caso isso aconteça, lave as mãos para evitar que ela perpetue.  Existem vários tipos de verrugas como vários tipos de tratamentos.

Os tratamentos disponíveis para as verrugas podem ser realizados com produtos tópicos, como cremes, e procedimentos cirúrgicos em consultórios. Ambos são realizados para destruir as verrugas e impedir uma contaminação de outras áreas. São estes:
  • Eletrocoagulação: É realizado no consultório médico. A verruga é eliminada como um bisturi elétrico.
  • Curetagem: A remoção da verruga se dá por meio da raspagem com um instrumento chamado cureta.
  • Cauterização: Uso de substâncias cáusticas (ácidos) sobre as lesões. Pode ser pelo uso de pomadas ou cremes que contenham ácido salicílico ou ácido lático. Você pode mandar manipular em uma farmácia a “vaselina salicílica”, com concentração de ácido salicílico de 15% a 20%. Pomadas mais fortes só poderão ser compradas com prescrição médica, como por exemplo o fluorouracil.
  • Criocirurgia: Uso de nitrogênio líquido que queima a verruga pelo congelamento, eliminando-a.



Postagens populares